Convocados pelo Goethe-Institut, cinco canais latinoamericanos de televisão - Señal Colombia, Canal Paka Paka (Argentina), Tevé Ciudad (Uruguai), TV Brasil e Vale TV (Venezuela) – desenvolveram juntos uma série televisiva para crianças com idade entre 8 e 12 anos, a Senha Verde.

A série Senha Verde tem como objetivo geral a consolidação de uma rede latinoamericana de canais públicos, que trabalham na realização de projetos audiovisuais para a infância.

Os capítulos produzidos consolidaram uma série de microprogramas: são conteúdos originais que têm características locais e regionais e que colocam a perspectiva da criança em primeiro plano. Todos os capítulos produzidos serão vistos nos 5 canais envolvidos na série.

Sábado, dia 02 de junho, a Senha Verde terá seu lançamento em São Paulo. O evento acontecerá  às 14:30 no Matilha Cultural, R. Rego Freitas 542, Centro e a entrada é franca.

Segunda-feira, dia 04 de junho, das 15 às 16 hs, será o dia de lançamento na cidade do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, no auditório, dentro da programação do Green Nation Fest. A entrada também é franca.

Aldana Duhalde (Argentina) e Beth Carmona (Brasil) acompanharam e supervisionaram o projeto desde o seu princípio, garantindo coerência e identidade, em apoio permanente aos produtores.

A presença predominante de séries e animações importadas de outros continentes tende a limitar a possibilidade de que as crianças recebam mensagens diversas, tanto em suas estéticas como em suas concepções de mundo e, muito especialmente, deixam fora a chance de refletir suas próprias realidades. Desta maneira, perde-se uma boa oportunidade para colaborar na construção de uma identidade mais rica e real, já que sempre os modelos e paisagens são os de “outras sociedades”. A ausência de produções regionais para crianças impede que a indústria e o profissionalismo se desenvolvam plenamente nos meios de comunicação das diversas regiões. Incentivar os processos educativos e culturais, proporcionando às produções espaços de legitimação e divulgação é uma oportunidade de participar e contribuir para este desenvolvimento.

A partir da iniciativa do Goethe-Institut Buenos Aires e de sua coordenação, a metodologia que envolveu a concepção e realização da série incluiu momentos de encontro e formação entre os produtores. Com a parceria dos canais e com a participação de reconhecidos profissionais internacionais (especialistas em mídia, infância e ecologia) desenvolveu-se o formato da série e seu plano de trabalho.