Prix Jeunesse Iberoamericano

Em 2001, alguns profissionais de mídia iberoamericanos, preocupados com a tímida participação de seus países no Festival Prix Jeunesse Internacional, decidiram criar uma versão própria, mais próxima à sua realidade. De tal modo, espera-se, com a realização do também bianual Prix Jeunesse Iberoamericano, alcançar uma melhora gradual e sustentável na qualidade das produções audiovisuais infanto-juvenis da região. O festival premia, a cada dois anos, produções audiovisuais que estimulam o desenvolvimento cultural e social. O objetivo do evento é fazer com que esse público sinta-se mais identificado com o que vê e ouve, e que consiga expressar-se com mais facilidade. Além de aumentar, consequentemente, o interesse de crianças e jovens por cultura em geral.

Festival Prix Jeunesse Iberoamericano (4˚ e 5˚ edição) - Brasil
Festival Prix Jeunesse Iberoamericano (1˚,2˚e 3˚ edição) - Chile

Maleta Prix Jeunesse

Inspirados no formato desenvolvido pela fundação alemã Prix Jeunesse, criamos o Maleta MIDIATIVA- Prix Jeunesse, termo que remete à idéia de podermos montar uma seleção de programas e viajar com este material pelo Brasil. As Maletas são oficinas que visam facilitar e estimular a compreensão e o debate em torno do conceito de televisão de qualidade. O objetivo é discutir valores combatendo todas as formas de violência e intolerância,seja de raça, gênero, credo, classe social ou idade, buscando a compreensão e o respeito por diferentes culturas e pensamentos. Um dos públicos-alvo deste trabalho são os educadores. Notícias relacionadas:

Rio sedia a maior cúpula do mundo sobre mídia para crianças e adolescentes (mar 2004)
Professores de BH participam da Maleta MIDIATIVA(11 dez 2004)
Televisão e escola: um diálogo possível(11 dez 2004)
A qualidade da TV em debate (17 jan 2005)
MIDIATIVA ministra Maleta para equipe de classificadores do Min da Justiça (25 ago 2005)
A despedida de Ursula von Zallinger (17 fev 2006)
Televisión de Calidad 2006. V Muestra, Seminario y Taller Internacional(20 dez 2006)
Festival infantil Kolibrí - La Paz, Bolívia (20 out 2010)

Mostras

As ações do MIDIATIVA focalizam públicos distintos, cujos campos de atuação estão diretamente ligados à formação das novas gerações: profissionais de mídia e comunicação, educadores e agentes educacionais, e pais de crianças e adolescentes. Para sensibilizar estes públicos sobre a questão da qualidade, o Midiativa organiza mostras de filmes, vídeos e programas em escolas, empresas de comunicação, espaços culturais, festivais parceiros, entre outros locais. As exibições pretendem estimular o debate sobre a qualidade da programação infanto-juvenil na TV junto a profissionais, educadores e pais, além de despertar crianças e jovens para “novos parâmetros de qualidade audiovisual”. Veja as Mostras que o Midiativa já realizou:

MIS abriga Mostra Maleta MIDIATIVA para crianças e pais (12 mar 2004)
Mostra Prix Jeunesse encanta crianças de 6 a 8 anos (19 jul 2004)
Literatura é tema da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (19 jul 2006)
MIDIATIVA exibe programas de seu acervo em escola de Heliópolis (19 jul 2006)
Flipinha abriga Mostra MIDIATIVA (17 ago 2006)
Caixa Cultural abriga Mostra MIDIATIVA no Rio de Janeiro (24 out 2006)
Mostra MIDIATIVA de TV de Qualidade 2008 (04 de julho 2008)
Sinopses - II Mostra MIDIATIVA de TV de Qualidade (10 jul 2008)
Televisión de Calidad 2008 - VII Muestra y Seminario Internacional
Midiativa tem mostra no FICI (13 set 2010)
Centro Cultural Banco do Brasil (5 out 2010)
Festival y Mercado de la Telenovela Internacional (6 out 2010)

Blog do MIDIATIVA

O nosso site oferece conteúdo sobre mídia e infiancia para profissionais de mídia, pais e educadores. Além de divulgar as ações e serviços do MIDIATIVA, traz notícias, eventos, entrevistas e artigos com especialistas.

OUTROS PROJETOS SIGNIFICATIVOS JÁ REALIZADOS PELO MIDIATIVA

Vilativa

O projeto Vilativa foi uma parceria da instituição de ensino Escola da Vila com o MIDIATIVA. Neste projeto, oito alunos do ensino médio atuaram como curadores de uma mostra que foi exibida para crianças da mesma escola com idade entre 6 e 10 anos. O objetivo do Vilativa foi fazer com que os alunos entendessem o conceito da TV de qualidade. Ao todo, foram cinco encontros, com exibições de vários programas de diversos países, que integram o acervo do MIDIATIVA a Midiateca. Trabalhos desse tipo despertam o senso crítico dos alunos e contribuem para uma melhoria no desenvolvimento pedagógico. “Essas atividades, inseridas no contexto atual de discussões sobre mídias, TV de qualidade, sistema digital, etc, proporcionam grande aprendizado e experiências enriquecedoras. Dessa forma, esses adolescentes serão propagadores dos princípios que os programas de TV devem ter”, comenta Márcia Padilha, coordenadora do projeto. Foram exibidos 30 filmes de diversos países e culturas, em sua maioria provenientes da parceria do MIDIATIVA com o Festival Prix Jeunesse. Com isso, os alunos puderam escolher, por meio de debates sobre vários temas, os mais indicados para a mostra que aconteceu em agosto de 2006 para os alunos mais novos. Mais páginas sobre o projeto:

Projeto Vilativa (31 out 2006)
Adolescentes são curadores da Mostra VILATIVA (31 out 2006)
Projeto Mostra Escola (16 jan 2007)

Maleta MIDIATIVA-Prix Jeunesse para Educadores

O projeto Maleta MIDIATIVA: um olhar crítico sobre a mídia para crianças e adolescentes realiza workshops de leitura crítica da TV para professores da rede pública, utilizando material didático original desenvolvido por nossa equipe (o Caderno do Educador - que traz informações gerais sobre a televisão no Brasil, dados sobre o relacionamento mídia-crianças-jovens, o uso da TV em sala de aula, aspectos técnicos das produções audiovisuais, entre outros temas. ), e uma seleção de programas de alta qualidade, incluindo parte do acervo do Festival Prix Jeunesse. Com apoio do UNICEF, em 2003 o projeto atingiu 500 educadores em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará, e pode ser adaptado a outros públicos, como pais, profissionais de mídia e estudantes de comunicação. Estas mostras têm por objetivo estimular Professores e Agentes Sociais a utilizarem programas realizados para crianças e adolescentes como ponto de partida para a discussão de uma televisão de melhor qualidade e de maior diversidade étnica, religiosa e cultural, combatendo todas as formas de violência e intolerância, buscando a formação de uma visão de compreensão e respeito por culturas e pensamentos oriundos de diferentes continentes, assim como a promoção da equidade social, de uma cultura nacional de solidariedade, de tolerância, e de respeito as direitos das crianças e adolescentes. Leia mais artigos relacionados à Maleta relizada em Santo André:

Santo André abriga primeira Maleta MIDIATIVA/Prix Jeunesse (10 out de 2003)
MIDIATIVA discute qualidade na TV com professores de Santo André (20 jan 2004)
Leitura crítica da TV na escola: questão de capacitação (11 dez 2004)

Mídia Q

Em 2003, o MIDIATIVA iniciou o MídiaQ em parceria com a Fundação AVINA, com o objetivo de gerar referências para alcançar a qualidade na TV, baseada na opinião pública; avaliar a qualidade dos programas de TV assistidos por crianças e jovens e gerar consciência em produtores de TV e agências de publicidade, levando-os a práticas mais socialmente responsáveis.  A pesquisa anual - a Pesquisa Midia Q- feita pela companhia MultiFocus Pesquisa de Mercado, é uma ferramenta que ajuda os mercados de TV e Publicidade a incorporarem responsabilidade social aos seus trabalhos, baseada em referências de qualidade dos pais e do público infanto-juvenil. A pesquisa foi feita em 2004 e 2005, gerando referências de programas de qualidade a serem escolhidos para o Prêmio MídiaQ. Com apoio da fundação AVINA e promoção do grupo Meio & Mensagem, o Prêmio MídiaQ pretende dar visibilidade a programas de TV de qualidade dirigidos ao público infanto-juvenil, premiando não só produtores, mas também os anunciantes e os mídias das agências que tornaram sua veiculação possível. Os vencedores serão escolhidos através do Ranking MIDIATIVA, gerado a partir de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com pais e crianças. Clique nos artigos para saber mais sobre este projeto.

Prêmio MídiaQ reúne especialistas no Instituto Cultural Itaú (13 abr 2004)
Pesquisa MídiaQ revela a TV que os pais sonham para seus filhos (19 jul 2004)
Pais revelam dez mandamentos da TV de qualidade (11 dez 2004)

SUMMIT 2004 - 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes

Por iniciativa do MIDIATIVA, juntamente com a MultiRio, depois de Melbourne (Austrália), Londres (Reino Unido) e Tessalônica (Grécia), o Rio de Janeiro sediou a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, um encontro que enfocou a Dimensão Mídia como uma das mais fortes influências na constituição de valores e conhecimentos de crianças e jovens no mundo contemporâneo. A 4ª Cúpula Mundial foi parte de um movimento internacional em favor do direito de acesso de crianças e jovens à mídia de qualidade. Esse movimento é coordenado pela “Summit on Media for Children Foundation”, com sede na Austrália. As cúpulas acontecem a cada três anos e reúnem criadores, produtores, diretores, distribuidores, representantes da indústria, pesquisadores, educadores, crianças e jovens. Os encontros têm por finalidade conscientizar e articular, nos cinco continentes, uma discussão sobre mídia de qualidade para crianças e jovens, de maneira a influir sobre a legislação, produção e comercialização desses produtos em todo o mundo. Sob o tema “MIDIA DE TODOS, PARA TODOS”, neste 4º encontro, o debate foi além da produção feita para televisão e abordou com ênfase, pela primeira vez na história do movimento, as questões que envolvem a convergência de mídia refletida na produção do cinema, da informática, do rádio, do edutainment, da propaganda e demais mídias eletrônicas. A 5ª Cúpula aconteceu em 2010 na Suécia. Artigos relacionados à Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes. Clique aqui para ver a página da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes.

Vídeo da 4ª Cúpula Mundial
Confira a cobertura completa da 4ª Cúpula Mundial (16 jun 2004)
MIDIATIVA celebra aniversário com sessão especial na 4ª Cúpula (24 jun 2004)
Maurício de Sousa: “A mídia tem que informar e formar as crianças” (19 jul) 2004
ANDI lança análise inédita sobre programas de TV dirigidos a jovens (19 jul. 2004)
O caminho da pluralidade de vozes (16 set 2004)
MIDIATIVA: uma história de luta pela mídia de qualidade (11 dez 2004)
5ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes (17 ago 2006)


Oficina Midiativa - Um Olhar Crítico Sobre a TV Para Crianças e Jovens

O MIDIATIVA realizou atividades de formação com a equipe de profissionais da Play TV (emissora de televisão por assinatura brasileira), focadas na qualidade da programação e produção televisiva para o público infanto-juvenil. Como principais mudanças institucionais, comportamentais e organizacionais, o projeto realizado pretendeu que esta equipe adquirisse competências para a análise e criação de programas de TV de qualidade para jovens dentro de sua programação, a partir dos parâmetros já desenvolvidos pelo Midiativa e seus parceiros.

Seminários TVQ - Criança, Adolescente e Mídia

Os seminários TVQ nasceram em 1999, em parceria com o Sesc, com a realização do 1º TVQ – Encontro Latino-Americano sobre TV de Qualidade, que trouxe mais de 10 especialistas internacionais. Em dezembro de 2003, o MIDIATIVA iniciou uma série de encontros anuais com o seminário internacional TVQ – Criança, Adolescente e Mídia, em parceria com o Sesc São Paulo e a USP.  Direcionado a jornalistas, profissionais de mídia (televisão, cinema, publicidade, internet, etc), pais, pesquisadores e educadores, o seminário pretende discutir as diferentes visões sobre mídia e infância em voga nas universidades, centros de pesquisa, sociedade civil, organizações governamentais e não governamentais. O evento contou com o apoio do Sesc Vila Mariana, UNESCO, ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), UNICEF, Fundação Prix Jeunesse e CENPEC. Ao trazer personalidades internacionais e brasileiras para estes encontros, o MIDIATIVA cumpre sua missão de fortalecer cada vez mais o debate sobre a qualidade da mídia dirigida a crianças e jovens no Brasil. Notícias sobre o Seminário TVQ:

Seminário TVQ aquece debate sobre infância e mídia (18 dez 2003)
Seminário TVQ: a qualidade da mídia infanto-juvenil em debate (19 dez 2003)
Seminário TVQ aquece debate sobre infância e mídia (2) (22 set 2003)
Um estudo da criança na publicidade (11 dez 2004)